Android 13, conheça algumas novidades do sistema

Published by Repositório Tech on

Estimado para o segundo semestre do ano de 2022, o Android 13 com o codinome “Tiramisu“, teve sua prévia liberada nesta semana pela Google, e aqui você vai dar uma olhada em algumas das funções mais interessantes que ele tem a oferecer.

Inclusive já tem gente executando até mesmo o Windows 11 dentro da plataforma!

Vale lembrar que o Android 12 teve seu lançamento oficialmente em Outubro de 2021, e apesar de muitos celulares ainda não terem recebido esse versão, não muito tempo depois a Google já anunciou o novo sistema, a versão 13. E ela está vindo com uma série de mudanças positivas para os dispositivos androids. Então vamos a elas.

Ampla personalização de ícones

Agora com o Android 13, será possível modificar ainda mais o visual dos ícones da home do seu celular. Existe uma função que faz com que os ícones modifiquem a paleta de cores para ficar com as cores da interface que você estiver utilizando no seu celular. Dando um toque mais agradável de se olhar para a sua home.

Como você vê na imagem, existe alguns temas que você pode ativar para padronizar ainda mais o visual do seu aparelho.

A Google anunciou também que, os primeiros Smartphones a receber essa atualização serão os da linha “Pixel” da própria Google.

Leitura de QR Code mais simples
A leitura de QR Code, é uma das funções que mais vem sendo usadas nos smartphones atualmente.

Você apontar a sua câmera pra uma tela e já conseguir realizar um pagamento ou ir para um site, é algo muito bom e prático. E uma das coisas que acontece muito, é que a parte de leitura de QR Code nos sistemas Android sempre ficou muito a cargo dos fabricantes, e pouco do sistema.

Pois bem, agora com o Android 13, você terá um atalho específico só para isso na sua barra de tarefas. Basta puxar a barra e dá um clique para fazer um scan com sua câmera.

Ainda não se sabe o quanto mais de aprimoramento teremos com QR Code nesse sistema, mas esse atalho por si só já é uma vantagem interessante, levando em conta que agora é um recurso nativo do sistema.

Se conectar ao Wi-fi sem precisar dar acesso a localização

Um dos problemas de todos os androids até a linha 12, é que sempre quando você se conecta num Wi-fi, você está concedendo permissão para o Google de sua localização. Talvez isso não seja um problema tão grande para você.

Mas caso você seja do tipo que se preocupa muito com criptografia e privacidade. Saiba que sempre quando você se conecta a um Wi-fi público pro exemplo, se eles quiserem, eles sabem exatamente onde você foi ou deixou de ir naquele dia.

Agora com o Android 13 isso meio que vai acabar. Quando você se conectar a um Wi-Fi, ele não enviará mais a sua localização para um banco de dados da Google como fazia anteriormente.

Isso pode ser muito bom pois vai dificultar a vida de um criminoso que conseguiria descobrir o seu endereço apenas invadindo o seu dispositivo. Já que anteriormente os dados enviados ao Google eram a localização do seu roteador.

É uma função menor, mas que pode ser útil para algumas pessoas.

Segurança no compartilhamento de fotos

Ainda falando um pouco sobre privacidade, uma função que irá entrar nesse novo sistema. É que agora você não precisa mais dá acesso total a outros aplicativos de sua galeria por exemplo.

Hoje quando um aplicativo pede acesso a sua galeria, seja um editor de fotos, mensageiro, jogo ou qualquer outra coisa. Significa que aquele app pode ter permissão para mexer com qualquer uma de suas fotos.

Para os menos paranoicos, isso pode não ser um problema tão grande, afinal normalmente esses apps são só robôs que interagem com você.

De qualquer forma, a sua privacidade é muito importante, e existe uma série de aplicativos maliciosos que ao conceder o acesso a sua galeria, ele pode pegar suas fotos e entregar na mão de outras pessoas.

Foi pensando nisso, que a Google agora inseriu um sistema onde, todo app que pedir o acesso a sua galeria. Você vai escolher quais as fotos que estão liberadas para uso.

Assim se você quer editar uma foto, você escolha só ela e confirma. Fazendo isso você priva que outros aplicativos tenham acesso a fotos íntimas e qualquer conteúdo que não possa ser compartilhado.

Existe algumas outras funções menores que também chegarão ao sistema, mas aqui separei apenas as mais impactantes. É sempre bom lembrar que tudo isso ainda pode e deve ser otimizado, visto que o lançamento ainda está um pouco longe de acontecer.

Já que falamos um pouco de privacidade aqui, que tão conferir um pouco sobre como se proteger no WhatsApp? Confira nosso artigo!

Não se esqueça de deixar um comentário na sessão abaixo, diga o que você mais está aguardando para o Android 13.


0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published.