Netflix vai taxar quem compartilha conta

Published by Repositório Tech on

A Netflix vem sofrendo muitas críticas após anunciar que vai começar a testar cobrança extras para quem compartilhar a sua conta com pessoas que não vivem no mesmo endereço. A polêmica começou pois a plataforma já vem aumentando seus preços de forma recorrente no mercado, sendo hoje o serviço de Streaming com os planos de assinatura mais caro na atualidade.

Uma série de usuários relataram que farão boicotes, cancelamentos e tudo mais. Porém a companhia não parece querer voltar atrás na decisão.

O que você deve está se perguntando é quando e como isso vai começar a ser aplicado. Aqui você entenderá como isso vai funcionar.

Onde isso vai começar?

A Netflix afirma que inicialmente esses testes começarão a ocorrer no Chile, Costa Rica e Peru.

Apenas esses 3 países foram citados até o momento. Ao que parece um novo recurso será adicionado na plataforma que permitirá o dono da conta adicionar uma espécie de “Perfil extra”. E esse perfil extra poderá ser qualquer pessoa, e ela terá acesso a todo o seu catálogo assim como se fosse de sua família.

Porém para isso uma taxa será cobrada. Que na Costa Rica já foi anunciada que será de 2.99 Dólares. Que convertendo para a nossa moeda é em torno de 15 Reais.

Não dá para afirmar que esse custo extra chegará aqui por esse preço, afinal tem toda uma questão pessoal do nosso país, que provavelmente a Netflix deve adaptar de uma forma diferente.

Inclusive falando sobre o Brasil, ainda não temos nenhum tipo confirmação quando ou se isso vai chegar aqui. A tendência é que sim, a Netflix já vem tentando a um tempo taxar quem compartilha a sua conta com amigos e etc. Mas tudo vai depender do quão bom serão os resultados desses testes nos países citados.

Eles irão ver como será o comportamento dos usuários, se esse preço se encaixa, se funciona de modo geral, para aí sim aplicarem em todos os outros países, por enquanto o que nos resta é aguardar.

Por que essa mudança agora?

Caso você não saiba, uma das práticas mais recorrentes na Netflix é o compartilhamento de contas entre usuários.

A plataforma permite que pessoas da mesma família ou que morem na mesma casa, paguem por apenas 1 assinatura, e tenham acesso a um determinado número de telas ao mesmo tempo. Porém legalmente isso não é permitido entre pessoas que não moram na mesma residência.

O que acontece é que os usuários começaram a “aproveitar” dessa brecha, para compartilhar sua conta com seus amigos sem se preocupar com a distância. Até então é só criar um perfil para ele dentro da sua conta, passar o seu acesso de e-mail e senha. E pronto! Você está dividindo conta com um amigo, com ambos tendo o mesmo catálogo.

Assim vocês podem dividir a mensalidade, ou até mesmo deixar algum de vocês usar de graça, por que não?

A grande questão é que isso incomoda os negócios da Netflix. Segundo comunicado a empresa disse:

“Queremos garantir que todos os novos recursos sejam flexíveis e úteis para os membros, cujas assinaturas financiam todos os nossos excelentes programas de TV e filmes”

Disse a Netflix em comunicado.

Portanto, a ideia é viabilizar uma forma legal dos usuários compartilharem sua conta com amigos, mas sem afetar diretamente os lucros e ideais da empresa. Pelo menos é isso que eles estão passando para o público.

E como vai acontecer esse bloqueio?

Pelo que parece, a partir do momento que esse sistema for inserido, só conseguirão utilizar a mesma conta os usuários que a acessarem de um mesmo número de IP.

Sempre que o acesso vier de um IP diferente, será necessário o usuário digitar um código de confirmação que chegará no e-mail do titular. Assim ele deverá alterar por lá o novo local acesso, só podendo utilizar agora naquele novo Wifi.

Ou seja, apenas 1 IP estará cadastrado por vez. Deixando quase que inviável o compartilhamento com pessoas que não moram com você. O que vai forçar os usuários a assinarem esse novo plano que irá viabilizar o acesso dos seus amigos a sua conta.

Mas e você? O que acha disso tudo? Acha essas mudanças justas, vai continuar assinando? Não se esqueça de compartilhar na sessão de comentários as suas opiniões!

Não deixe de conferir também o nosso artigo sobre como otimizar o seu computador. Separamos dicas bem válidas que você consegue aplicar agora mesmo e melhorar o desempenho da sua máquina!


0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published.