Vale a pena migrar para o Windows 11?

Published by Repositório Tech on

No ano de 2021, a microsoft finalmente lançou o Windows 11. O novo sistema operacional que trouxe com ele diversas novas funcionalidades, e com isso bastante restrições também vieram.

Nesse artigo iremos listar as vantagens e desvantagens em atualizar o seu Windows 10 para a nova versão do sistema operacional.

O Windows 11 é o sistema operacional mais recente da Microsoft. É melhor que o antigo porque tem mais recursos, é mais fácil de usar e tem muitas novas atualizações. O Windows 11 pode ser usado a partir de uma atualização gratuita do Windows 10, a versão que você irá adquirir será de acordo com a que você possui do sistema anterior.

A única coisa que você precisa para fazer a transição, é atingir os requisitos mínimos impostos pela Microsoft.

Quais são os requisitos?

Os requisitos para se rodar o Windows 11 não são tão exigentes, o que tem tirado o sono de muito gente é uma chip de hardware que gerencia a comunicação com software, conhecida como TPM 2.0.

Sobre a configuração ele exige:

  • Processador Dual Core de 1Ghz
  • 4GB de Memória RAM
  • 64GB de armazenamento em disco
  • TPM 2.0

Como você pode observar, o sistema não é tão exigente, dá a impressão de que qualquer PC vai rodar não é mesmo?

É… mas não é bem assim, o fato de exigir o TPM 2.0 está ligado justamente ao fato de limitar alguns hardware de poder executa o sistema, mesmo que ele possua as outras configurações.

A grande questão da Microsoft ter optado por exigir esse chip, é justamente a quantidade de criptografia avançada que ele oferece. Com essa tecnologia o sistema fica mais otimizado, e principalmente muito mais seguro em termos de privacidade.

Caso você ficou na dúvida se o seu PC pode ou não executar o sistema, você pode baixar um software da microsoft, que vai analisar o seu computador, e dizer se o seu sistema está apto ou não para receber a atualização, basta CLICAR AQUI para fazer o download.

O que mudou?

Bom, falando agora um pouco sobre as mudanças que o novo sistema oferece, você já vai observá-las assim que instalar o sistema pela primeira vez. Agora temos uma interface diferente do que estamos habituados com o Windows 10.

Como você observou, o design de interface da plataforma foi totalmente alterado ao padrão imposto a mais de anos.

Agora não temos mais o alinhamento de itens no canto esquerdo da tela. Tudo é muito centralizado. Todas as barras de tarefas, pastas. Abrem sempre apontando para o centro, e não mais para a esquerda. Essa mudança se dá principalmente aos monitores da tecnologia Ultrawide. Que ficam bem melhor com coisas centralizadas.

E como essa é uma mudança de design, você pode personalizar o seu Windows da forma que quiser, podendo voltar o alinhamento de tudo para o quanto esquerdo. Ou até mesmo colocá-los na direita. Tudo fica a seu critério.

Uma mudança que pode agradar muita gente é sobre a Cortana, a inteligência artificial da Microsoft que sempre foi bem odiada por muitos usuários de Windows anteriores. Ela vinha ativada por padrão, deixava seu PC lento e tinha uma série de outros problemas relacionados a desempenho e segurança.

Agora no Windows 11, ela vem desativada por padrão. E para você ativá-la manualmente tem que entrar em funcionalidades bem específicas e complicadas. O que com certeza vai livrar muita gente dá dor de cabeça que ela dava no Windows 10.

Ainda falando um pouco sobre design, uma das vantagens em relação ao seu antecessor, é que agora tudo é bem mais bonito e moderno.

A microsoft deu uma repaginada muito boa no visual do seu sistema operacional nessa nova versão.

Todos os ícones, cores e escolhas foram muito bem elaboradas.

E além da estética, tivemos também um bom trabalho de experiência do usuário. Tudo é muito mais intuitivo do que antes, fazendo com que um usuário comum, dificilmente vá se perder trabalhando nesse sistema.

E se você é um amante de personalização, saiba que a microsoft agora melhorou muito a personalização de “Temas“. Principalmente se você gosta do usar o modo dark das coisas, saiba que a nova versão do Windows tá muito bem otimizada nesse sentido.

As cores combinam de uma forma que não vai te dá dor nos olhos, todos os ícones a animações foram muito bem pensadas com base no tema que você está utilizando.

Depois de usar esse sistema por alguns minutos, você já percebe a clara inspiração para ele: Os Smartphones.

E não podia ser diferente, os aparelhos celulares dominaram o mundo, é muito raro você achar algum individuo que não possuam um. Não importa a idade, a gente sempre vai ter um celular conosco.

E o principal motivo dos celulares terem terem tanto popularidade, é que ele entendeu a dor do público casual. As suas interfaces e menus, estão ficando cada vez mais simples e intuitivos de se usar. O minimalismo vem tomando conta.

Foi pensando nisso que a Microsoft desenvolveu esse sistema. E vai ser cada vez mais esse o caminho das empresas de tecnologia.

Vale lembrar que o Windows 11, tem prometido para ele compatibilidade nativa com aplicativos androids. O que é um diferencial muito grande para a plataforma, porém no lançamento isso não chegou junto com a plataforma. Assim que estiver disponível a funcionalidade, faremos um artigo focado só nisso.

E então, vale a pena migrar?

Agora chegamos a pergunta que deu título a este artigo. E a resposta depende de você, mas eu te digo que com o atual cenário não vale tanto a pena assim…

O Windows 10 terá suporte até 2025 segundo a própria Microsoft já constatou.

A versão 11 do sistema operacional, apesar das vantagens visuais, de segurança e otimizações que foram destacadas, ainda não me parecem o suficiente para convencer um usuário comum a largar o sistema que ele já é acostumado a usar.

O sistema está mais rápido, mais bonito e produtivo. Porém a dor de cabeça que ele pode te causar com atualizações futuras e até incompatibilidade com alguns programas por ser muito recente, faz com que eu não recomenda a troca de sistema nesse momento.

Futuramente isso é algo que irá acabar sendo natural, mas ainda falta muita coisa para o Windows 11 se tornar um sistema estável o suficiente. Fora que as limitações do TPM 2.0. Acaba sendo um problema muita grande para quem quer migrar já de cara e não possui esse chip. Os preços de hardwares estão cada vez mais caros, e se você planeja atualizar o seu computador apenas para rodar o novo sistema, saiba que ainda não vale a pena.

Caso você ainda ficou interessado, no próprio site da microsoft, você irá conseguir o suporte necessário para instalar o sistema!

Não se esqueça de deixar um comentário, está usando o Windows 11? Está gostando da plataforma? Vai esperar um pouco mais para atualizar? Compartilhe com a gente na sessão abaixo!

Já viu a nova funcionalidade do WhatsApp? No artigo abaixo você pode ficar por dentro do acabou de chegar!


0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published.