O WhatsApp é a melhor forma de vender online?
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens número um hoje porque oferece uma interface prática, rápida e bonita, fácil de usar.
O WhatsApp vem subindo constantemente no ranking de aplicativos de mensagens desde seu lançamento em 2009. Agora, ele tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, tornando-se o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. A popularidade do WhatsApp pode ser atribuída à sua praticidade, engajamento e velocidade. O WhatsApp também é lindamente projetado com uma interface amigável que atrai tanto usuários iniciantes quanto experientes.
Tornou-se o aplicativo de mensagens número um por causa de suas taxas de engajamento – as pessoas estão mais envolvidas com seus amigos no WhatsApp do que em outras plataformas como Facebook Messenger ou iMessage.
Também é rápido – você pode enviar mensagens tão rapidamente quanto enviaria uma mensagem de e-mail sem ter que esperar por uma mensagem de confirmação ou envio. Além de que a taxa de abertura é muito maior que qualquer outra rede. Você manda a mensagem e se a pessoa estiver com o celular por perto, ela já ver instantaneamente.
Sem contar que é uma plataforma sem anúncios diretos, você não vai entrar para conversar com sua mãe e assistir a uma propaganda aleatória antes. Por esse motivo você precisa ter cautela na abordagens de novos clientes dentro da plataforma!
De qualquer forma, para termos uma ideia melhor vamos comparar o WhatsApp com alguns de seus concorrentes diretos ou indiretos.
WhatsApp vs Facebook Messenger
O Facebook Messenger é um aplicativo desenvolvido pelo Facebook em 2011. Ele foi projetado para ser usado para conversar com outros usuários do Facebook e pessoas da sua lista de contatos. No entanto, ele evoluiu para um aplicativo que pode fazer muito mais do que apenas conversar, incluindo enviar pagamentos e jogar.
Porém a praticidade e relevância do WhatsApp é algo muito maior. Tanto que o próprio Facebook adquiriu o aplicativo em 2014 por algo em torno de 19 Bilhões de dólares.
Quando a gente trás isso para o lado empresarial, mal tem disputa. A taxa de abertura do Messenger nem se compara ao WhatsApp. Essa é uma plataforma que pouca gente usa comparado ao tradicional mensageiro, já que ela é um aplicativo meio que a parte do Facebook, fazendo com que nativamente ela não venha instalado em muitos dispositivos.
Já no WhatsApp você tem uma compatibilidade com praticamente todo os dispositivos móveis, e atualmente até mesmo em computadores com as novas atualizações permitindo múltiplos dispositivos sem a necessidade do seu celular conectado.
E a diferença mais clara entre esses mensageiros, está na praticidade. O WhatsApp é uma rede mais completa, enquanto o messenger por mais que funcione de forma paralela ao Facebook, você não tem coisas como Status ou Feed, se restringindo apenas a mensagens direta.
No fim das contas, o WhatsApp é mais completo e prático no uso pessoal, e principalmente no profissional, onde as 2 plataformas tem taxas de conversões bem diferentes, com uma larga vantagem ao WhatsApp.
WhatsApp vs Telegram
WhatsApp e Telegram são dois dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo. Ambos oferecem uma variedade de recursos e benefícios para seus clientes. No entanto, eles diferem de muitas maneiras.
O WhatsApp é o aplicativo de bate-papo mais popular do mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais em abril de 2018. Ele existe desde 2009 e continua crescendo rapidamente. O Telegram tem mais de 200 milhões de usuários em maio de 2018 e existe desde 2013. Os dois aplicativos oferecem recursos semelhantes, como mensagens instantâneas, mensagens de voz, videochamadas e adesivos, porém existem diferenças claras e consideráveis.
Ambos têm muitos recursos, mas qual é o melhor?
A resposta a essa pergunta depende do que você precisa. Se você deseja um aplicativo de mensagens que funcione para o seu negócio, o WhatsApp é a escolha certa. Ele permite enviar mensagens, imagens, vídeos e arquivos de áudio para pessoas que não estão no WhatsApp. Você também pode usá-lo para fazer chamadas de voz com clientes ou outras pessoas em sua empresa. Fora que o engajamento é muito maior, todo mundo está no WhatsApp, e lá os perfis dos seus clientes são muito mais claros para você traçar rotas e estratégias de vendas.
O Telegram está mais focado em privacidade e segurança. Não requer números de telefone ou nomes de usuário – apenas um nome – por isso é ótimo se você não quiser que mais ninguém saiba com quem você está falando ou o que está dizendo. E porque é criptografado de ponta a ponta.
E claro você pode usar esse anonimato ao seu favor, mas quando se fala de vendas diretas, ainda mais se você tem um negócio bem definido, não tem como comparar com o WhatsApp.
Uma vantagem muito grande do Telegram talvez esteja na quantidade de recursos, o fato de você poder criar grupos e canais com uma quantidade exorbitante de pessoas é um fator que pode ajudar bastante na hora de fazer lançamentos por exemplo. Fora outras funções como fazer live, gravar um v´ídeo curto e mandar dentro do próprio app e por ai vai.
O grande problema está justamente na quantidade de pessoas em cada plataforma, o Telegram pode ter mais recursos, mas falta o mais importante na hora de vender: Engajamento e pessoalidade.
WhatsApp vs Instagram
Esse é o momento onde vamos comparar 2 plataformas bem diferentes. Mas ao mesmo tempo grande colossos quando falamos em marketing digital.
Atualmente, o mercado de aplicativos de mensagens é dominado pelo WhatsApp. Possui 1,5 bilhão de usuários ativos mensais, o que o torna o aplicativo de mensagens mais popular do mundo.
A empresa sempre se concentrou em tornar o WhatsApp um local privado e seguro para compartilhar informações com amigos e familiares. É por isso que eles continuaram a fornecer criptografia de ponta a ponta para todos os seus usuários, mesmo após pressão de governos e agências de aplicação da lei em todo o mundo.
Por outro lado, o Instagram é uma plataforma de mídia social usada principalmente para compartilhar fotos e vídeos com seguidores. A empresa introduziu recursos de vídeo ao vivo em 2016 e agora tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais na plataforma, todos os quais podem criar conteúdo sobre suas vidas em tempo real.
Isso significa que as empresas podem usar o Instagram como forma de comunicação. Desde que o Facebook adquiriu a plataforma. Muita gente migrou do próprio Facebook para lá. Justamente porque o engajamento na rede é muito melhor. Quando se fala de fotos é a rede com a maior taxa de abertura do mundo.
Pagar uma publicidade no Instagram te trás um retorno muito grande, não atoa você consegue acompanhar influencers tirando um dinheiro altíssimo por publicações patrocinadas dentro da plataforma.
E ao invés de escolher apenas uma, nesse caso você pode combinar as 2 para gerar muito mais renda e lucro para a sua empresa.
O instagram vai ser o local onde você vai veicular as suas propagandas. Você cria anúncios com base no seu negócio e perfil do seu p´úblico alvo, e então você direciona eles para o WhatsApp, e lá você faz a venda. Essa tem sido a estratégia de muitas empresas de grande ou pequeno porte.
A comunicação no WhatsApp é muito melhor que o direct do Instagram, então se o seu cliente tem uma dúvida ele provavelmente vai ir te procurar lá. As estratégias giram em levar todo o público do Instagram para o seu WhatsApp.
Mas caso você ainda insista em usar apenas uma delas, o mensageiro pode ser uma opção melhor de vendas, visto que a comunicação no WhatsApp passa mais credibilidade para um possível comprador seu. ´Óbvio que tudo depende de como é o seu negócio, mas caso você precise se comunicar com um cliente para explicar o seu produto não tenha dúvidas que o WhatsApp é uma opção melhor.
WhatsApp vs WeChat
WeChat e WhatsApp são dois dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, mas cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Talvez você nunca tenha ouvido falar do WeChat e tenha se expantado um pouco com os números, mas é porque esse app é desenvolvido pela gigante chinesa Tencent. Que é dona de várias empresas de tecnologias, já sendo atualmente a 5° maior empresa de internet no mundo atrás apenas das Big Techs
Então, o WeChat é um aplicativo chinês que existe há algum tempo e tem mais de 800 milhões de usuários ativos mensais. É mais do que apenas um aplicativo de mensagens, inclui recursos de mídia social como bate-papo por vídeo, transmissão ao vivo e jogos. O WeChat também é muito popular entre as empresas porque podem usá-lo para enviar promoções aos seus clientes.
Esse app tem sido usado como uma grande ferramenta de marketing na china, já tendo gerado uma receita liquida de bilhões no oriente.
Ele é parecido com o Telegram em funcionalidades, tendo inclusive algumas a mais. E o próprio app possui algumas funcionalidades para quem trabalha com vendas e marketing.
Mas o que acaba pesando para a gente do ocidente, é justamente a taxa de usuários. O mensageiro WhatsApp dominou esse mercado e é mto difícil você vender em uma plataforma onde os seus clientes não estão, não é mesmo?
Por esse motivo, o WhatsApp acaba levando a melhor sobre o WeChat quando se fala em quantidade de engajamento, principalmente aqui no Brasil onde 120 Milhões dos brasileiros possuem conta na plataforma. É mais que metade da populações.
O que só faz com que qualquer um que trabalhe com vendas queira se manter mais e mais presente na plataforma.
E o que o futuro nos reserva?
As pessoas estão sempre à procura da próxima melhor coisa em aplicativos de mensagens móveis. O futuro dessa indústria é brilhante, com novos aplicativos sendo lançados todos os dias.
Tudo depende da criatividade e inovação desses desenvolvedores de aplicativos. Eles precisam criar novos recursos que farão com que os usuários voltem para mais. Algumas ideais já existem para globalizar todo o meio de comunicação, como o próprio Metaverso apresentado por Mark Zuckerberg. Que por mais que seja uma proposta não tão bem aceita inicialmente pelo público, ainda tem muito a ser otimizado.
E quando tentamos ser um pouco mais pé no chão falando apenas de mensageiros,eles têm sido a plataforma principal para conversas privadas e troca de mensagens. Mas com a introdução de novos aplicativos de mensagens, as pessoas estão procurando mais do que apenas chats privados.
Espera-se que o próximo bloco de aplicativos de mensagens seja focado no conteúdo e não apenas na conversa. Esses novos aplicativos oferecerão recursos como transmissão ao vivo, bate-papo por vídeo e compartilhamento de conteúdo, o que os tornará mais parecidos com plataformas de mídia social.
O Facebook tentou ser isso logo no começo da explosão das redes sociais, mas acabou sendo massacrado pelos próprios aplicativos de mensagens quando falamos em comunicação direta. Mas tudo depende da criatividade das pessoas e com o avanço tecnológico veremos cada vez mais coisas assim aparecendo.
Meu negócio é físico, também posso vender online?
A resposta é COM CERTEZA!
O mundo do varejo está mudando rapidamente. Mais e mais pessoas estão comprando online, o que significa que as lojas físicas precisam encontrar novas maneiras de se manterem relevantes. A ascensão das mídias sociais também teve um efeito sobre como as pessoas compram. Por exemplo, o Facebook permitiu que as empresas alcançassem clientes em potencial em sua área local, enquanto o WhatsApp está sendo usado por muitas empresas para vender produtos de forma mais pessoal.
Se você é proprietário de uma empresa física e deseja se manter competitivo, considere usar o whatsapp como seu canal de vendas. Agora com o recurso de pagamento direto dentro da plataforma, ele permite que os usuários enviem dinheiro uns para os outros, o que possibilita a compra de produtos da sua loja sem precisar sair do aplicativo, óbvio dependendo do seu modelo de negócio.
E mesmo que você queira usar apenas o WhatsApp como um canal de divulgação para levar pessoas até sua loja, saiba que isso pode e vai aumentar muito a sua receita. O mensageiro permite você informar a muito mais pessoas que tá tendo promoção na sua loja, ou então que chegou um novo produto no catálogo.
Portanto, não importa se o seu negócio é físico ou digital. Utilizando o WhatsApp afins de marketing, você certamente vai conseguir levar novos clientes para a sua loja/restaurante/bar e etc.
E o WhatsApp é então a melhor forma de vender online?
Depois de todo esse artigo comparando e mostrando qualidade de vários concorrentes diretos do WhatsApp, você pode ter uma boa noção de qual rede vai funcionar melhor para o seu modelo de negócios.
Mas quando falamos em comunicação direta com o consumidor, não tem para onde fugir. A quantidade de usuários, facilidade na interface, ferramentas auxiliares que existem para aumentar ainda mais sua experiência com a plataforma.
O WhatsApp de fato é o que te oferece uma gama maior de vantagens, principalmente quando falamos em pessoalidade.
Ele é a melhor maneira de se conectar com os clientes porque parece mais pessoal e íntimo. É mais provável que os clientes comprem de você porque você está falando com eles pelo nome, não apenas enviando mensagens genéricas.
Fora o fato de que o seu cliente já está ali, seja para mandar uma mensagem para família ou para alguém no trabalho. As pessoas estão sempre online. Então uma mensagem que você dispara para um cliente no WhatsApp tem uma chance de ele de fato abrir e ler muito alta quando comparado com todas as outras plataformas citadas aqui nesse artigo.
Portanto, eu concluo que sim o WhatsApp hoje é a melhor rede para você alavancar o seu negócio, mas e você? Deixe nos comentários quais redes você mais gosta de usar para dialogar com seus clientes!
0 Comments